quarta-feira, 12 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO


                                            
Kant acredita que é somente com a educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o “constrói”, favorecendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade.  Acredita ainda que a educação necessita atender a quatro aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento: a disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade.
Kant via na educação (mais especificamente na educação prática tendo em vista que a educação física está mais relacionada a questão dos cuidados para a manutenção do corpo e  também para a contenção do homem) um passaporte para a perfeição da humanidade.
Objetivando que as gerações se aperfeiçoariam mais que as anteriores, buscando um ideal para a perfeição. Esta estaria somente no plano de ideias, onde os homens buscariam de geração após geração atingi-lo.

Considerando a configuração do ideal de perfeição humana que estava baseado na educação tão disseminado na obra de Kant, criou-se a denominação de “pedagogia da qualidade”, de acordo com esta, há um ideal pedagógico perfeito que se busca alcançar. Estas ideias foram desenvolvidas e aprofundadas através de pesquisas, com diversos pensadores, dentre eles: Freud, Montessori, Piaget, Vigotsky, Pestalozzi, entre outros.
Suas concepções permeiam o cenário escolar até a atualidade e são refletidos na prática dos docentes.

Referências:
http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-kant/23199/

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