Kant
acredita que é somente com a educação que o homem pode alcançar, com plenitude,
sua humanidade, pois a educação o “constrói”, favorecendo com que ele seja
capaz de gozar sua liberdade. Acredita ainda que a educação necessita
atender a quatro aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento: a
disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade.
Kant via
na educação (mais especificamente na educação prática tendo em vista que a
educação física está mais relacionada a questão dos cuidados para a manutenção
do corpo e também para a contenção do homem) um passaporte para a perfeição da
humanidade.
Objetivando
que as gerações se aperfeiçoariam mais que as anteriores, buscando um ideal
para a perfeição. Esta estaria somente no plano de ideias, onde os homens
buscariam de geração após geração atingi-lo.
Considerando
a configuração do ideal de perfeição humana que estava baseado na educação tão disseminado
na obra de Kant, criou-se a denominação de “pedagogia da qualidade”, de acordo
com esta, há um ideal pedagógico perfeito que se busca alcançar. Estas ideias
foram desenvolvidas e aprofundadas através de pesquisas, com diversos
pensadores, dentre eles: Freud, Montessori, Piaget, Vigotsky, Pestalozzi, entre
outros.
Suas
concepções permeiam o cenário escolar até a atualidade e são refletidos na
prática dos docentes.
Referências:
http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-kant/23199/
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