Kant enfatiza
que a Educação é que possibilitará ao homem sua evolução até que possa chegar
ao seu fim que é ver‐se enquanto humanidade. Neste contexto, o tema central do presente trabalho aborda a disciplina
como sendo o
primeiro, mas mais do que isso, constituindo‐se no mais impactante momento da teoria educativa do filósofo por se tratar de uma verdadeira interrupção no que poderíamos chamar de curso natural da vida do homem oriundo da natureza, que nasce sob a inclinação à uma liberdade sem regras,
atenta a caprichos e cômoda no ponto em que
se satisfaz tendo suas necessidades básicas
atendidas. A partir da disciplina, sob
forma de coação externa, o homem depara se com a possibilidade de
evolução, condição imposta a ele para que possa chegar ao seu fim enquanto
homem, ou seja, ver‐se enquanto humanidade.
Disponível: http://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico9/Disciplina%20o%20principio%20da%20educacao%20em%20Kant.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário