terça-feira, 11 de outubro de 2016

PEDAGOGIA DE KANT





A educação é para Immauel Kant (1724-1804) tanto atividade cotidiana (prática pedagógica) como também um objeto de reflexão filosófica, principalmente quanto entendida enquanto auxiliadora na formação do indivíduo moral. Nesse sentido, ao se partir do pressuposto kantiano de que o homem não nasce moral, mas torna-se moral, tem-se a hipótese de que a educação para Kant seria responsável por ajudar a formação moral do indivíduo, formação esta fundamentada principalmente na possibilidade de aquisição da autonomia por parte do sujeito.

[...] Para Kant, a pedagogia sempre mostrou como algo que vai além de um viés prático e metodológico, revelando-se então como algo a ser pensado sobre o prisma da filosofia. A pedagogia torna-se objeto filosófico principalmente quando se percebe que o sujeito não nasce moral, mas sim se torna moral pela educação. Assim sendo, segundo Kant a educação teria como principal objetivo despertar a o caráter crítico e autônomo do aluno: o importante é que o aluno pense: “não é suficiente treinar as crianças; urge que aprendam a pensar” (KANT, 2006, p. 27).



Disponível em: http://www.uvanet.br/helius/index.php/helius/article/view/36




Nenhum comentário:

Postar um comentário